Politica

PR confirma convocação das eleições gerais para breve

armandomaquengo
Mai 26, 2022

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, afirmou hoje, quinta-feira, que as eleições gerais, previstas para Agosto, serão convocadas tão logo se realize a reunião do Conselho da República.

João Lourenço falava à imprensa, depois de inaugurar as novas instalações da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), edifício que se passa a designar Margaret Anstee, diplomata britânica que esteve em Angola, entre 1992 e 1993, como representante especial do secretário-geral das Nações Unidas, e acompanhou as primeiras eleições gerais no país.

“Logo que se realizar a reunião do Conselho da República é possível que minutos, horas ou dias depois as eleições sejam convocadas”, complementou.

O Presidente da República disse que as novas instalações da Comissão Nacional Eleitoral, avaliadas em mais de  44 milhões de dólares, representam um grande orgulho para o país e para a democracia angolana, uma vez que, pela primeira vez, a CNE passa a ter condições condignas para exercer o seu trabalho.

Considerou infundadas acusações segundo as quais estaria a atrasar deliberadamente as eleições, esclarecendo que a lei orienta que sejam marcadas até 90 dias antes do fim do mandato do Presidente da República e dos deputados à Assembleia Nacional.

O Estadista angolano qualificou como irresponsável uma insinuação de um determinado político da oposição de eque xiste um túnel que liga a CNE ao Palácio Presidencial.

Para João Lourenço, a realização de eleições é sempre um momento de grande desafio, que não deve significar instabilidade, pelo que a disputa deve ser feita dentro das regras.

Angop