Politica

PR designa líderes da UNITA e da FNLA como membros do Conselho da República

joaquimjose
Mar 30, 2022

O Chefe de Estado, João Lourenço, designou, esta terça-feira (29), Adalberto da Costa Júnior, Nimi a Simbi e o nacionalista político Jorge Alicerces Valentim como membros do Conselho da República, por inerência de funções como líderes dos partidos UNITA e FNLA, respectivamente.

As designações, segundo o comunicado de imprensa da Casa Civil do Presidente da República, têm a ver com necessidade de se adequar a composição do Conselho da República às alterações verificadas na presidência dos partidos, nomeadamente da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), em cumprimento à Anotação do Tribunal Constitucional que validou o congresso da UNITA, realizado em 2021, e da Frente Nacional para a Libertação de Angola (FNLA), realizado em 2021, e, consequentemente, a eleição de novos presidentes.

Em decorrência, o Presidente da República deu como findas as funções de Isaías Henriques Ngola Samakuva e de Lucas Benghy Ngonda, que ocupavam, até à data, os lugares de conselheiros, pelas mesmas responsabilidades à frente dos seus respectivos partidos.

O Conselho da República é o órgão colegial de natureza consultiva do Chefe de Estado. Fazem parte o Vice-Presidente da República, o presidente da Assembleia Nacional, do Tribunal Constitucional, o procurador-geral da República, e os antigos Presidentes da República que não tenham sido destituídos do Cargo.

Fazem, igualmente, parte do Conselho da República presidentes dos partidos políticos e das coligações de partidos políticos representados na Assembleia Nacional e dez cidadãos designados pelo Presidente da República. Os membros deste conselho gozam das imunidades conferidas aos deputados à Assembleia Nacional.

Novo embaixador na Cote D’Ivoire

Noutro decreto, o Presidente da República, João Lourenço, nomeou Domingos Bernardo Feliciano Pacheco, para o cargo de embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola na República da Cote D`Ivoire.

As relações diplomáticas entre Angola e a Cote d’Ivoire, datam desde 1983. No dia 11 de Abril de 1990, o primeiro embaixador naquele país, Simeão Adão “Kafuxi”, apresentou as credenciais ao Presidente Félix Houphouet Boigny.

A cooperação entre os dois países está virada, neste momento, para várias áreas, com boas possibilidades de exploração nos domínios económico e comercial. A Cote d’Ivoire é membro da CEDEAO, com responsabilidade na organização das dinâmicas na região Ocidental de África.

Fonte: Jornal de Angola