Politica

PR felicita Emmanuel Macron e destaca “espírito patriótico” da França

joaquimjose
Jul 14, 2023

O chefe de Estado, João Lourenço, felicitou hoje o seu homólogo, Emmanuel Macron, pelo Dia Nacional de França destacando “a coragem, o espírito patriótico e combativo” do povo francês.

Numa mensagem, dirigida a Emmanuel Macron, João Lourenço ressalta que a data “simboliza a coragem, o espírito patriótico e combativo do vosso povo, que teve sempre no cerne das suas aspirações a construção de uma nação assente nos princípios da liberdade, igualdade, fraternidade e unidade dos cidadãos gauleses”.

França desempenha um papel central no contexto internacional em que sobressaem iniciativas voltadas para a resolução de problemas sensíveis das relações políticas, económicas e financeiras contemporâneas”, observou, na mensagem em que o WI-AO teve acesso.

João Lourenço manifestou a necessidade de se intensificar e reforçar a cooperação bilateral entre Angola e a França, em domínios vitais capazes de impulsionar o progresso e o desenvolvimento de Angola, bem como fortalecer os mecanismos de actuação da França em prol da promoção do bem-estar da Humanidade.

O Presidente João Lourenço expressou, também, o interesse de o Governo angolano continuar a manter os laços estreitos de amizade que unem os dois países, assim como a dinâmica que se decidiu imprimir na relação bilateral, com a finalidade de ampliar todas as parcerias existentes, que se estende a novas áreas de acção conjunta e coordenada entre Angola e a França.

“Queira aceitar, Excelência, os meus votos de boa saúde, bem-estar pessoal e de prosperidade para a nação francesa”, concluiu o Estadista angolano,

A França tem mantido relações diplomáticas com Angola, desde que esta nação alcançou a independência (1975). Um primeiro acordo assinado em 1982 lançou as bases dessa cooperação bilateral, conforme a Angop.