Saúde

Pr inaugura Instituto Hematológico Pediátrico Victória do Espírito Santo

manuelsumbo
Mar 04, 2022

O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou o Instituto Hematológico Pediátrico “Dr. Victória do Espírito Santo”, localizado entre a Delegacia Provincial de Saúde de Luanda e o Banco de Urgência do Josina Machel, na capital do país.

A instituição é um edifício de sete pisos construído de raiz e dispõe de bloco operatório, unidade de cuidados intensivos, internamento pré e pós-operatório, centro de tratamento de medula, em colaboração com o Instituto de Luta Contra o Cancro e outras unidades de referência, e epidemiologia, prevenção, educação e suporte familiar em colaboração com a Direcção Nacional de Saúde Pública.

Dispõe, ainda, de áreas de intervenção, centro de apoio à criança com anemia com capacidade de atendimento de 60 por cento em serviço de urgência e 40 por cento em consulta externa, serviço de hemoterapia pediátrica, em ligação com o Instituto Nacional de Sangue, farmácia, lavandaria, zona de depósitos de resíduos hospitalares, ambulatório, analises clínicas, imagiologia, serviços administrativos e formação.

O Instituto Hematológico Pediátrico Dr. Victória do Espirito Santo foi idealizado para dar respostas a doenças de origem hematológicas, como anemia falciforme, leucemias agudas e crónicas e linfomas em pediatria. Possui, igualmente, a componente de hemoterapia pediátrica e um centro de transplante de medula óssea.

Durante a inauguração, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, estimou, que nascem anualmente em Angola 12 mil crianças com anemia falciforme e três mil com hemofilia.

A unidade hospitalar prevê realizar ainda este ano o primeiro transplante de medula óssea no país, de acordo com informações avançadas hoje pela Rádio Nacional de Angola.