Politica

PR recebe mensagem do embaixador da Espanha em Angola

armandomaquengo
Out 04, 2022

O Chefe de Estado, João Lourenço, recebeu, esta terça-feira, no Palácio da Cidade Alta, o embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Reino da Espanha em Angola, Manuel Maria Lajarreta Lobo.

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, recebeu, esta terça-feira, em Luanda, uma mensagem do presidente do governo do Reino de Espanha, Pedro Sanchez, cujo conteúdo não foi revelado.

Foi portador da missiva o embaixador daquele país europeu em Angola, Manuel Lejarreta, que foi recebido em audiência pelo Presidente angolano, João Lourenço.

Em declarações à imprensa, no final do encontro, o diplomata espanhol afirmou que o momento serviu também para abordar questões ligadas à cooperação entre os dois países para os próximos anos.

Manuel Lejarreta, que considerou as relações de cooperação Angola – Espanha “bastante consolidadas”, referiu que os dois países mantêm o diálogo político e óptimas relações comerciais.

Desenvolvimento das relações bilaterais

As relações bilaterais entre Angola e o Reino de Espanha têm como base o Acordo Geral de Cooperação, assinado a 20 de Maio de 1987, e o Acordo Complementar ao Acordo Geral assinado em Novembro de 1987.

A cooperação entre os dois países tem-se intensificado no sector empresarial com a presença de empresas espanholas em Angola.

A Espanha conta com mais de 60 empresas a operar em Angola em sectores distintos como a energia, banca, construção e agricultura.

Em 2008, a Espanha concedeu uma linha de crédito no valor de 600 milhões de euros a Angola, para reforçar a cooperação bilateral, acrescida em 2009 de uma outra no montante de 500 milhões de euros, gerida pela Companhia Espanhola de Seguro de Crédito à Exportação-CESCE, para incentivar as exportações entre os dois países.

As linhas de crédito fizeram com que o volume de negócios entre Angola e Espanha tivessem alcançado aproximadamente mil milhões de euros em 2011, contra os setecentos e cinquenta milhões de euros em 2010.