Politica

Presidente da AN concede audiências a diplomatas para cooperação parlamentar

armandomaquengo
Mar 31, 2022

Questões ligadas ao reforço da cooperação parlamentar dominaram esta quarta-feira, em Luanda, as audiências que o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, concedeu aos embaixadores da Côte d’Ivoire, de Portugal e da Índia.

Em declarações à imprensa, o embaixador da Côte d’Ivoire, Santiéro Jeam- Marie Sommet, afirmou que abordou com o Presidente da  Assembleia Nacional (AN) o reforço das relações amigáveis entre os dois países, assim como defendeu a necessidade de se criar um grupo de amizade parlamentar.

De acordo com o diplomata, que apresentou as suas cartas credenciais a 18 de Novembro de 2021, foi concertado no encontro a realização de visitas recíprocas de deputados de ambos os países.

De igual modo, manifestou satisfação pela concertação existente entre os dois parlamentos, com destaque para a troca de informações.

Por seu turno, o embaixador de Portugal, Francisco Alegre Duarte, sublinhou ser rioridade do seu país o reforço da cooperação parlamentar, num momento em que a Assembleia da República lusa acaba de tomar posse.

Segundo o diplomata, foi passada em revista a situação política vigente nos dois países, com realce para a preparação das eleições gerais que terão lugar em Angola, em Agosto do ano em curso.

Disse ter recebido uma nota de optimismo em relação ao ano eleitoral que se vive actualmente em Angola, desejando que tudo corra dentro de um clima de cordialidade e sirva como mais um marco da consolidação da democracia neste país africano.

Questionado sobre a concessão de vistos de cidadãos angolanos para Portugal, Francisco Duarte garantiu que a embaixada que chefia está a trabalhar para melhorar os procedimentos e alcançar progressos concretos.

Neste sentido, realçou a assinatura de um protocolo de facilitação de vistos, em Julho de 2021, assim como o acordo de mobilidade no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que, segundo o embaixador, resulta de uma iniciativa e empenho do primeiro-ministro de Portugal, António Costa.

Afirmou que desde essa data tem havido progressos significativos e, tendo-se, em Março do ano em curso, registado  o fim das restrições de entrada em Portugal.

Desde Junho do ano transacto os vistos para tratamento médico aumentaram em mais de 300 por cento, enquanto que os de  estudo tiveram um incremento de 390 por cento e, no geral, aumentaram na ordem dos 400 por cento.

De acordo com o embaixador português, desde Março de 2020, foram concedidos mais de três mil vistos.

Por seu turno, a embaixadora da Índia em Angola, Pratibha Parkar, disse que para além do fortalecimento da cooperação parlamentar, a audiência visou lançar a campanha da Aliança Internacional Solar.

Explicou que a referida campanha é uma iniciativa dos governos da Índia e da França, lançada no COP20, com a ratificação de 180 países.

Reputou de importante a participação de Angola no mesmo, pelo papel que desempenha na região Austral de África.

Fonte: Angop