Politica

Presidente da República cria dois novos ministérios

armandomaquengo
Set 19, 2022

O Presidente da República, João Lourenço, criou, na última sexta-feira, 23 departamentos ministeriais, dois dos quais novos na estrutura do aparelho de Estado.

Trata-se do Ministério das Pescas e dos Recursos Marinhos e do Ministério do Ambiente, criados por Decreto Presidencial.

No último mandato, que resultou das eleições de 2017, o Ministério do Ambiente havia sido extinto e fundido com o da Cultura e do Turismo, enquanto o das Pescas estava fundido com a Agricultura.

Para o cargo de ministra das Pescas e Recursos Marinhos, o Chefe de Estado nomeou Carmen Sacramento Neto, enquanto Ana Paula Chantre Luna de Carvalho passa a assumir o Ministério do Ambiente.

Carmen Sacramento Neto marca, desta forma, a sua estreia em cargos governamentais.

Ana Paula Chantre Luna de Carvalho, exonerada do cargo de governadora de Luanda, já ocupou, entre outras funções, as de ministra do Ordenamento do Território e Habitação (2017-2020) e de secretária de Estado para o Ordenamento do Território (2021).

Entre os novos rostos do Executivo constam a antiga internacional angolana de andebol, Palmira Leitão Barbosa, que assume a pasta da Juventude e Desportos.

Por seu turno, Marcy Cláudio Lopes é o novo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, em substituição de Francisco Queiróz, deixando o Ministério da Administração do Território para Dionísio Manuel da Fonseca.

No Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, o antigo secretário de Estado, Carlos Alberto Gregório dos Santos, assume a pasta, enquanto o antigo secretário de Estado das Telecomunicações, Mário Augusto da Silva Oliveira, é o novo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.

Angop