Politica

Presidente do MPLA anuncia novos ingressos na saúde

manuelsumbo
Abr 25, 2022

O Presidente do MPLA, João Lourenço, anunciou, este sábado, em Cabinda, a admissão de 24 mil novos profissionais de saúde, com uma média de 8 mil por ano, no quadro dos concursos públicos de ingresso.

Durante a sua intervenção no acto de massas, que marcou o lançamento da pré-campanha do MPLA em Cabinda, João Lourenço informou, igualmente, que a próxima aposta do Executivo passa pela construção de uma indústria farmacêutica.

A carteira para os próximos anos, segundo o líder do MPLA, passa, também, pela construção dos hospitais gerais de Benguela, Bailundo (Huambo) e do Dundo (Lunda Norte).

Na ocasião, João Lourenço destacou, nos últimos cinco anos, a construção e reabilitação 79 unidades hospitalares de referência, entre outros estabelecimentos sanitários nacionais, provinciais, centros e postos de saúde.

Mais investimentos

De acordo com João Lourenço, as referidas unidades permitiram colocar ao dispor das populações 32.619 camas de internamento, das quais 1.400 camas nas unidades de cuidados intensivos.

Destacou, ainda, a construção de centros de hemodiálises e de centros em todas as unidades hospitalares construídas de raiz, centros ortopédicos e  laboratórios de análises clínicas.

Nos últimos dois concursos públicos, desde que assumiu o poder, João Lourenço realçou que o sector contratou 33.093  profissionais de saúde, entre os quais 2.373 médicos.

Angop