Politica

Presidente do MPLA viaja para Benguela após Luto Nacional

armandomaquengo
Jul 20, 2022

O Presidente da República, João Lourenço, viajou, esta quarta-feira, à província de Benguela, para  inaugurar duas centrais de energia fotovoltaicas.

Na Base Aérea de Luanda, segundo angop, o Chefe de Estado, acompanhado da primeira-dama, Ana Dias Lourenço,  recebeu cumprimentos de despedida do vice-presidente da República, Bornito de Sousa, entre outras individualidades presentes.

Segundo o  secretário do Presidente da República para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa, Luís Fernando, João Lourenço efectuará uma visita de algumas horas à província de Benguela.

As duas centrais, localizadas nos municípios do Biópio e da Baía, fazem parte do megaprojecto fotovoltaico e de baterias em Angola, que produzirão 370 megawatts (MWp).

A central de produção de Biópio, o maior dos sete projectos, tem  uma capacidade de produção prevista de 188 megawatts.

A central da Baia Farta tem capacidade de  96,7 MWp.

O projecto usará equipamento das empresas Hitachi-ABB, Hanwha Q-Cells e NEXTracker.

Cinco dos projectos que integram este megaprojecto estarão ligados à rede energética principal, enquanto os restantes dois estarão ligados as áreas rurais.

As demais centrais estarão em Saurimo, na Lunda Sul (26,91 MWp), Luena, no Moxico (26,91 MWp), Cuito, no Bié (14,65 MWp), Bailundo, no Huambo (7,99 MWp) e Lucapa, na Lunda Norte (7,2 MWp).

O Presidente João Lourenço regressa ainda hoje à capital do país.