Politica

Presidente João Lourenço credencia novos embaixadores

joaquimjose
Out 28, 2022

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu esta quinta-feira, em Luanda as cartas credenciais dos novos embaixadores das repúblicas da Coreia, Noruega e Ghana, respectivamente, Choi Kwang-Jin, Bjornar Dahl Hotvedt e Mavis Esi Kusorcbo, noticiou hoje o Jornal de Angola.

Em declarações aos jornalistas, no final da cerimónia, que decorreu no Palácio Presidencial, na Cidade Alta, o novo embaixador da República da Coreia elogiou o crescimento económico angolano dos últimos cinco anos e prometeu trabalhar na consolidação dos laços de amizade e cooperação entre os dois Estados.

Angola e a República da Coreia celebram, este ano, o trigésimo aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, lembrou Choi Kwang-Jin, para quem a ocasião deve ser aproveitada para o fortalecimento do intercâmbio.

O diplomata sul-coreano disse ter aproveitado a ocasião para convidar o Presidente João Lourenço a participar na Cimeira Coreia/África, a decorrer no seu país, em 2024, que vai definir, entre outras questões, a estratégia com vista à consolidação das relações de cooperação entre os Estados africanos e o gigante tecnológico asiático.

“Com o Presidente João Lourenço abordei assuntos ligados ao desenvolvimento e fortalecimento económico de Angola”, declarou o experiente embaixador sul-coreano de 26 anos de carreira diplomática e que já exerceu funções similares na China, Myanmar, Japão e Iraque.

Valorizada parceria no continente africano

A Noruega considera Angola um parceiro “muito importante” no continente africano no capítulo das trocas comerciais e investimentos, afirmou, ontem, o novo diplomata norueguês, que falou da determinação do Governo do seu país em fortalecer, cada vez mais, os laços de amizade e cooperação com o Estado angolano.

Bjornar Dahl Hotvedt lembrou que os Governos angolano e norueguês acertam, nesta altura, os últimos detalhes da visita do Presidente João Lourenço à Noruega, que deve acontecer no próximo mês.

Informou que “será uma visita com forte ênfase em investimentos e negócios”.

O interesse de empresas norueguesas cooperarem com Angola nos sectores das Pescas, Agricultura e Construção de linhas de transporte de energia eléctrica também constam da agenda da visita do Presidente João Lourenço à Noruega, disse o diplomata, ressaltando a importância dos dois países cooperarem no domínio dos Hidrocarbonetos, mas alertou para a necessidade de Angola e a Noruega, incluindo outros países produtores do mineral, acautelarem a emissão de carbono, com vista à preservação do meio ambiente.

Ghana quer dinamismo nas relações comerciais

Aos jornalistas, a nova diplomata do Ghana disse ter manifestado ao Chefe de Estado angolano o interesse de trabalhar com as autoridades angolanas no reforço das relações comerciais bilaterais.

“Enquanto as relações diplomáticas bilaterais se mantêm ao mais alto nível, as comerciais, que também são fundamentais, ainda não atingiram os objectivos desejados”, referiu Mavis Esi Kusorcbo.

Segundo a diplomata, com o surgimento do Mercado Comum da África Ocidental e Austral, as trocas comerciais bilaterais podem registar um “aumento significativo”, assim como haverá maior volume de investimentos entre os dois países.

“Estamos a trabalhar para o reforço das relações comerciais”, declarou Mavis Esi Kusorcbo, que disse esperar, no quadro da promoção do comércio intra-africano, o início dos voos directos da companhia aérea angolana, TAAG, para a capital ghanense, Accra, com vista ao incremento das relações comerciais bilaterais.

Mavis Esi Kusorcbo lembrou que o Presidente João Lourenço visitou a República do Ghana em Agosto do ano passado. “Desde aquela data, os dois Governos têm trabalhado de forma árdua para o fomento das relações de cooperação com vantagens recíprocas”, afirmou.