Politica

Presidente João Lourenço regressa ao país após de cooperação com Noruega

armandomaquengo
Nov 21, 2022

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, regressou ao país neste domingo, proveniente de Oslo, capital do Reino da Noruega, onde esteve em visita oficial, de 17 a 18 do mês em curso.

No Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro”, em Luanda, o Presidente, acompanhado da primeira-damada República, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos de boas-vindas da Vice-Presidente do país, Esperança da Costa, de membros do Executivo e de altos funcionários do seu gabinete.

A visita, primeira de um Chefe de Estado angolano àquele país europeu, enquadrou-se no reforço da cooperação bilateral.

Na cidade de Oslo, segundo a Angop, João Lourenço participou no Fórum Empresarial Angola-Noruega, reuniu-se com o Rei Harald V, com o primeiro-ministro, Jonas Gahr Stor, e com presidente do parlamento, Masud Gharhakhani.

Com essas individualidades abordou questões ligadas ao estreitamento da cooperação bilateral e assuntos da actualidade internacional.

O estadista angolano visitou empreendimentos económicos, com destaque para a empresa petrolífera Equinor (antiga Statoil) e a Aker Solutions.

A Equinor detém o maior volume de negócios com Angola. A companhia é responsável por 10 por cento da produção de petróleo em solo angolano, o passo que a Aker Solutions é uma empresa vocacionada a soluções tecnológicas para a indústria de recursos minerais, petróleo e gás, que opera no mercado angolano.

Com a visita, a cooperação entre Angola e a Noruega ganhou novo impulso, principalmente nos domínios político-diplomático e económico-comercial.

No plano político, os dois países estão ligados por 45 anos de relações diplomáticas que datam dos primórdios da Independência alcançada, em 11 de Novembro de 1975.

Depois do estabelecimento das relações diplomáticas, em 1977, a Noruega está fisicamente representada em Luanda, há 25 anos, com uma embaixada que também responde pelos interesses noruegueses, em São Tomé e Príncipe.