Actualidade

Presidentes do Congo e Ruanda se reúnem para diálogo em meio à tensões sobre rebeldes

manuelsumbo
Jul 05, 2022

O Presidente da República Democrática do Congo, Felix Tshisekedi, vai encontrar-se com o seu homólogo ruandês, Paul Kagame, para conversações em Angola esta semana, disseram autoridades na segunda-feira, 4 de Junho.

Não está claro qual é o enfoque da reunião, mas espera-se que esta seja uma oportunidade para discutir questões diplomáticas atuais entre os dois países.

Houve uma onda de ataques no leste do Congo pelo grupo rebelde M23 – que Kinshasa acusa Kigali de apoiar.

Ruanda nega apoiar os rebeldes e, por sua vez, acusou o Congo de lutar ao lado dos insurgentes – um confronto que levantou temores de um novo conflito na região.

A reunião deverá ter lugar hoje ou quarta-feira em Luanda, de acordo com agência Reuters.

Mais cedo nesta segunda-feira, Kagame disse que não se importava com a exclusão de Ruanda de uma força militar regional criada em abril para combater rebeldes no leste do Congo.

O Congo saudou o plano, mas disse que não aceitaria o envolvimento de Ruanda.

“Não tenho nenhum problema com isso. Não estamos a implorar a ninguém que participemos da força”, disse Kagame à imprensa Ruandesa.

No final de março, o M23 começou a empreender sua ofensiva mais sustentada nas fronteiras orientais do Congo desde a captura de vastas faixas de território em 2012-2013.

Apesar dos bilhões de dólares gastos em uma das maiores forças de manutenção da paz das Nações Unidas, mais de 120 grupos rebeldes continuam a operar em grandes áreas do leste do Congo quase duas décadas após o fim oficial das guerras civis do país da África Central.