Actualidade

Principal partido da oposição do Burundi é suspenso

manuelsumbo
Jun 07, 2023

O principal partido de oposição do Burundi, o Conselho Nacional para a Liberdade (CNL), teve suas actividades suspensas pelo Ministério do Interior devido a “irregularidades” durante seus dois últimos congressos.

Esta decisão surge na sequência de dois congressos – um ordinário a 12 de março e outro extraordinário a 30 de abril – que visam dotar o partido de novos estatutos e regulamentos internos de acordo com a nova divisão administrativa do país, que entrará em vigor em 2025.

Essas reuniões também viram oito executivos contrários ao presidente do CNL, Agathon Rwasa , destituídos do cargo político.

Este último havia apresentado uma reclamação ao ministro do Interior, Desenvolvimento Municipal e Segurança Pública, Martin Niteretse , que havia contestado as decisões tomadas durante esses congressos no final de maio.

Numa carta dirigida a Agathon Rwasa com data de 2 de junho e tornada pública na terça-feira, o ministro refere “irregularidades” em relação aos estatutos do CNL, que preveem nomeadamente a realização de uma reunião do bureau político antes de qualquer congresso.

O secretário-geral do CNL, Simon Bizimungu , denunciou à AFP “uma grave violação da Constituição e da lei dos partidos políticos que proíbe (…) qualquer interferência do poder público no funcionamento dos partidos”.