Actualidade

Prisão dos irmãos Gupta deixa alerta na África do Sul

manuelsumbo
Jun 08, 2022

Dois irmãos indianos acusados pela África do Sul de estar no centro de um esquema de corrupção que envolve o ex-presidente Jacob Zuma foram presos em Dubai e agora enfrentam a extradição.

A África do Sul, que busca há anos levar Atul e Rajesh Gupta aos tribunais, anunciou na segunda-feira que recebeu informações das autoridades dos Emirados Árabes Unidos, dos quais Dubai faz parte, sobre a prisão dos dois fugitivos.

A polícia de Dubai realizou a prisão depois de receber um alerta vermelho da Interpol sobre os irmãos Gupta”, indicou a autoridade policial em comunicado.

As autoridades de ambos os países tentam finalizar o processo “de extradição” dos detidos, acrescentou a polícia.

Um terceiro irmão, Ajay, também é procurado por outro caso de malversação e corrupção.

Ajay, Atul e Rajesh Gupta são acusados de saquear os cofres do Estado, com a cumplicidade de Zuma, durante os nove anos em que esteve no poder na África do Sul entre 2009 e 2018.

Os três irmãos ricos nascidos na Índia chegaram à África do Sul em 1993.

A polícia de Dubai informou que sua prisão estava relacionada a “acusações criminais e lavagem de dinheiro”.

De maneira geral, a família Gupta é acusada de infiltrar na cúpula do estado sul-africano graças a sua amizade com o ex-presidente.

A justiça os acusa de interferir na eleição de ministros, exercer pressão para obter contratos públicos e saquear empresas públicas.

Segundo alguns cálculos, os três teriam se apropriado de mais de três bilhões de dólares.

O julgamento na África do Sul foi adiado em julho devido à ausência do acusado e uma nova audiência foi marcada para 6 de setembro.

AFP