Cultura

Projeto Cinéfilos & Literatus celebra um ano com homenagem a João Ribeiro

joaquimjose
Set 22, 2023

Com entradas gratuitas para todos os amantes da literatura.

Por: Joaquim José

O Projeto Cinéfilos & Literatus vai celebrar um ano de existência com uma sessão especial do filme ‘AvóDezanove e o Segredo do Soviético’ do realizador João Ribeiro, no dia 29 de Setembro, às 18horas, no auditório Wyza da Fundação Arte e Cultura, em Luanda.

Em um comunicado, Cinéfilos & Literatus, conta que esta iniciativa pretende não apenas comemorar um ano de actividades do projecto, mas também homenagear o renomado realizador João Ribeiro, cujo trabalho cinematográfico tem sido notável em adaptações de obras literárias em língua portuguesa para o cinema.

O evento promete ser mais do que apenas uma projeção de filme. Além da sessão especial, haverá uma mesa de conversa com o tema “A Importância da Literatura Infantojuvenil em Língua Portuguesa”, que será discutido por destacados nomes, incluindo Pedro Mayamona, professor e escritor; Adilson de Jesus Gonçalves, professor, e Levi Bartolomeu, coordenador da Biblioteca de Rua da Ilha de Luanda. A moderação ficará a cargo de André Gomes, curador e coordenador do Cinéfilos & Literatus.

A longa metragem, de João Ribeiro “AvóDezanove e o Segredo do Soviético,” foi adaptado do romance homônimo do escritor angolano Ondjaki, leva o público a uma jornada no pacato bairro de Luanda, praia do Bispo, onde os moradores estão sob a ameaça de serem desalojados devido à construção de um mausoléu. As crianças tramam um plano para impedir a obra e proteger as suas casas, enquanto um soviético encarregado da construção se apaixona pela avó de uma delas.

Este evento é uma parceria entre a Cinéfilos & Literatus e a Fundação Arte e Cultura que se baseia na promoção mútua de uma educação artística que engloba literatura, cinema e outras disciplinas artísticas, além do compromisso em fornecer acesso gratuito à cultura e à educação.

O Cinéfilos & Literatus é um projeto artístico, cultural e social que se destaca pela exibição de filmes adaptados de obras literárias nacionais e internacionais, seguida de discussões envolventes sobre o filme e o livro.

A Fundação Arte e Cultura, que tem como foco a promoção e divulgação da arte e cultura angolana, também concentra os seus esforços em melhorar a vida de crianças, adolescentes, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade por meio das artes.