Politica

Prorrogação do Registo Oficioso em análise

armandomaquengo
Mar 17, 2022

O Ministério da Administração do Território, vai analisar a possibilidade de prorrogar o prazo do Registo Eleitoral Oficioso, depois da preocupação apresentada ontem pelos estudantes universitários durante uma reunião com as autoridades governamentais, em Luanda.

De acordo com o ministro Marcy Lopes, o alargamento do processo “obedece a critérios”, explicando que os prazos em curso nesta altura decorrem da Lei, pois tiveram início a 23 de Setembro de 2021 e vão estender-se até 31 de Março.

Segundo o governante, qualquer alteração, em relação aos prazos, carece de uma concertação entre os vários intervenientes no processo de Registo Eleitoral Oficioso.

Por sua vez, Fernando Paixão, director Nacional para o Registo Eleitoral Oficioso, lembrou que é preciso cumprir com este imperativo legal para depois avaliar os avanços e retrocessos.

Referiu que o encontro permitiu levar a informação à comunidade universitária, composta por uma cifra significativa de jovens, que vão participar pela primeira vez no processo de votação, com realce para aqueles que completam 18 anos até à data das eleições. Assegurou que o Ministério da Administração do Território vai intensificar as acções de comunicação, de modo que os angolanos em idade eleitoral se registem e estejam aptos para o cumprimento deste dever de cidadania.

O responsável disse que as províncias de Luanda, Moxico e Cuanza-Norte lideram o acesso aos postos, enquanto Joaquim Caiombo, presidente da Associação das Instituições de Ensino Privado em Angola (AE-UPA), solicitou às autoridades o alargamento dos prazos, pois perto de 60 por cento da comunidade universitária ainda não actualizou o registo eleitoral.

Fonte: JA