Provedora de Justiça participa no VII Congresso sobre Direitos Humanos
A provedora de Justiça de Angola, Florbela Araújo, participa, de terça a quinta-feira, em Coimbra, Portugal, no VII Congresso Internacional de Direitos Humanos.
De acordo com uma nota de imprensa a que a Angop teve hoje acesso, o evento é organizado pelo “Ius Gentium Conimbrigae”, pelo Centro dos Direitos Humanos da Universidade de Coimbra e pelo Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção dos Direitos Humanos de Portugal.
Com o lema “uma visão transversal“, o certame abordará entre outras questões “o provedor de justiça e a defesa dos direitos dos cidadãos“, “a organização dos serviços da provedoria da justiça e sua eficácia funcional“, “as autarquias locais e a sua relação com o provedor de justiça “, e “o provedor de justiça na actual Constituição da República de Angola“.
Está ainda agendado a abordagem sobre a partilha de informações para a criação de uma base de dados para a sistematização do registo e tratamento das queixas a serem apresentadas pelos cidadãos às provedorias que compõem a Comunidade de Países de Língua Portuguesa ( CPLP).
Florbela Araújo intervirá na qualidade de responsável do Instituto Internacional dos Provedores de Justiça da região africana e presidente dos provedores de justiça da CPLP.