Actualidade

Putin declara guerra à Ucrânia

manuelsumbo
Fev 24, 2022

A Ucrânia relata pelo menos oito mortes e mais de uma dezena de feridos nas primeiras horas da invasão russa ao país, segundo o assessor do Ministério do Interior, Anton Gueraschenko.

Após várias semanas de conversações fracassadas com alguns líderes mundiais, o Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou o lançamento de uma operação militar na Ucrânia, enquanto decorria a reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

 O presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, anunciou hoje o início de uma operação militar no leste da Ucrânia, alegando que se destina a proteger civis de etnia russa nas repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk, que reconheceu como independentes na segunda-feira.

Em reação, e condenando, o Presidente dos EUA, Joe Biden, disse que Putin «escolheu guerra premeditada que trará perda irreparável de vidas» e que a Rússia «será responsabilizada pelo que provocará ao mundo».

Já António Guterres, secretário-geral da ONU, disse: «Presidente Putin, em nome da humanidade, não permita que comece na Europa o que pode ser a pior guerra desde o começo do século».