Actualidade

Putin diz que Rússia sairá mais forte e que sanções vão afectar ocidente

manuelsumbo
Mar 11, 2022

O presidente Vladimir Putin disse nesta quinta-feira (10), que as sanções impostas contra o seu País afectarão o Ocidente, em preços maiores de comida e energia por exemplo, e Moscovo resolverá seus problemas e emergirá mais forte.

Putin afirmou que não havia alternativa para o que chama de operação militar especial na Ucrânia, e que a Rússia não é um país que pode aceitar comprometer a sua soberania em troca de algum tipo de ganho econômico de curto prazo.

“Essas sanções seriam impostas de qualquer maneira”, disse Putin, em uma reunião do governo russo. “Há algumas questões, problemas e dificuldades, mas superamos todas elas no passado e vamos superá-las agora”.

“No fim das contas, isso reforçará nossa independência, autossuficiência e soberania”, disse, em reunião governamental televisionada, duas semanas depois de as forças russas invadirem a vizinha Ucrânia.

Seus comentários tiveram o objectivo de retratar as sanções ocidentais como um tiro no pé e tranquilizar o povo russo de que o país pode resistir ao que Moscovo está a chamar de “guerra econômica” contra seus bancos, empresas e oligarcas.