Lifestyle

Qual é a diferença entre actividade física e exercício físico? Descubra os benefícios

joaquimjose
Abr 22, 2022

A nutricionista Kilsa da Rosa explica.

Por: Joaquim José

A especialista em nutrição, fez saber em um artigo publicado no seu Instagram que muitas pessoas fazem confusão em diferenciar a actividade física e exercício físico, sendo que ambos são importantes para saúde humana.

Segundo Kilsa da Rosa, Actividade física é qualquer movimento muscular gera gasto calórico acima de valores de repouso, por exemplo, limpar a casa exige uma demanda de energia, (gasto calórico) acima do valor de repouso.

Por sua vez Exercícios Físicos são – actividades programadas, sistematizadas com metas e objectivos pré-estabelecidos (KRAEMER; FLECK; DESCHENES, 2016),” Disse a nutricionista.

Para ela, quando falamos de exercício físico, leva-se em consideração suas variáveis de volume, frequência e intensidade. Acrescenta que, “caminhar uma vez a cada 20 dias ou fazer 20 flexões uma vez na semana, não é exercício físico, mas sim actividade física, que possui seus benefícios, mas não é suficiente para alcançar uma determinada meta; seja esse emagrecimento ou Hipertrofia”.

Quanto ao exercício físico, a nutricionista inúmera 3 dicas, porém ela também indica os benefícios desta actividade física regular.

1- Aumenta a sensibilidade das células à insulina, melhora a memória, coloca o teu cérebro mais ativo;
2- melhora o perfil de lipídios e lipoproteínas no sangue;

3- Reduz a pressão arterial e a adiposidade corporal, afecta favoravelmente factores hemostáticos, E muito mais.