Economia

Queda do dólar alimenta subida do petróleo

armandomaquengo
Mai 23, 2022

O petróleo começou a semana a valorizar, motivado pela queda do dólar que torna as matérias-primas denominadas na “nota verde” mais baratas e pelo aperto vivido do lado da oferta.

O West Texas Intermediate, negociado em Nova Iorque, soma 0,60% para 110,94 USD. Na semana, os preços do gasóleo e da gasolina atingiram novos recordes nos EUA, dias antes de começar a temporada de férias, que leva os norte-americanos a deslocarem-se massivamente de carro pelo território.

Já o Brent do Mar do Norte, referência para as exportações angolanas, ganha 0,68% para 113,32 USD.

“A descida do dólar e a reabertura do comércio na China são factores favoráveis para o petróleo”, comentou Stephen Inees, gestor na SPI Asset Management, citado pela Bloomberg. Na semana passada, o “green cash” caiu 1,4% seguindo a tendência negativa esta segunda-feira.

Já no fim de semana, a Arábia Saudita sinalizou que vai continuar a apoiar a Rússia dentro da OPEP+, segundo as declarações do príncipe do reino, Abdulaziz Bin Salam, em entrevista ao Financial Times, frustrando assim a tentativa dos EUA de isolar Moscovo dentro da organização de países exportadores de ouro negro.

Mercado