Actualidade

Quem é Zelenski, o comediante que virou presidente da Ucrânia

manuelsumbo
Mar 01, 2022

O Líder do governo ucraniano, Zelenski, de 44 anos, se recusa a fugir do ataque russo e lidera a resistência ucraniana ao invasor.

No auge de sua carreira como actor e comediante, Voloddmir Zelenski decidiu deixar tudo, em 2019, e se tornar presidente do seu país. Depois de três primeiros anos difíceis, ele representa agora seu melhor papel, na defesa da Ucrânia perante a invasão russa.

Desde que a Rússia invadiu o país, Zelenski, de 44 anos, soube recorrer às suas habilidades de câmera e comunicação visual para enviar mensagens comoventes nos meios de comunicação.

No dia 25 de fevereiro, um dia após o início da ofensiva, ele apareceu em um vídeo do lado de fora do palácio presidencial, rodeado por seus assessores, para rebater as notícias de que havia fugido. Com um semblante abatido, mas às vezes sorrindo, Zelenski apareceu nas imagens sem um colete à prova de balas ou capacete, apesar das repetidas advertências de que a Rússia teria introduzido esquadrões da morte em Kiev para assassiná-lo.

Durante uma conversa telefônica com Joe Biden, na qual o presidente dos Estados Unidos lhe ofereceu ajuda para fugir do país, o ex-actor de comédia tirou da manga uma frase simples e concisa, que reforçou sua imagem de líder: “A luta está aqui. Eu preciso de munição, não de um transporte”, respondeu Zelenski, segundo um tuíte da embaixada ucraniana no Reino Unido.

Zelenski alcançou a fama com uma série de TV onde interpretou o papel de um professor desbocado que se tornava presidente do país após a divulgação de um vídeo em que ele lançava um discurso contra a corrupção na Ucrânia. Esse programa captou perfeitamente o clima no país após a revolução pró-UE de 2014, que derrubou um presidente ligado ao Kremlin e desencadeou uma guerra contra os separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia.

Apoiando-se nos mesmos elementos que usa hoje para divulgar suas mensagens em meio à guerra, a campanha eleitoral de 2019 de Zelensky foi vencida nas redes sociais, evitando as entrevistas tradicionais à imprensa e os comícios, e usando vídeos para tentar mostrar seu carisma e uma comunicação mais directa.

Desde que assumiu o poder, Zelenski tentou cumprir suas principais promessas de campanha, como acabar com a guerra no leste e com a corrupção no país, que levou muitos ucranianos à pobreza.