Quénia e Zimbabué excluídos da qualificação do CAN 2023
Quénia e Zimbabué foram excluídos da qualificação para a Taça das Nações Africanas (CAN) 2023, depois de não terem sido levantadas as suspensões por parte da FIFA, segundo informação da Confederação Africana de Futebol (CAF).
Vale lembrar que as federações em causa foram dissolvidas pelos respectivos governos no ano passado e, depois, suspensas pela FIFA, em fevereiro último. O Ministério do Desporto do Quénia tomou a decisão depois do presidente Nick Mwendwa ter sido acusado de fraude, enquanto o Comité Executivo da Associação do Zimbabué foi dissolvido por alegações de peculato.
“A Federação de Futebol do Quénia e a Federação de Futebol do Zimbabué serão consideradas perdedoras e eliminadas da competição. Os grupos C e K serão constituídos apenas por três equipas e a ordem dos jogos será mantida de acordo com o calendário”, lê-se no comunicado da CAF.
O Quénia fazia parte do Grupo C, juntamente com Camarões, Namíbia e Burundi, enquanto o Zimbabué estava no K, com Marrocos, África do Sul e Libéria.