Cultura

Rapper Kanye West é processado por alegação de sample ilegal em ‘Donda 2’

joaquimjose
Jun 30, 2022

O produtor, rapper e empresário Kanye West, que mudou legalmente seu nome para Y e no ano passado, foi processado na quarta-feira por supostamente samplear uma música do músico Marshall Jefferson sem permissão.

A Ultra International Music Publishing LLC disse que “Flowers” do álbum “Donda 2” de West inclui uma amostra da música dance de 1986 de Jefferson, “Move Your Body”, que é repetida pelo menos 22 vezes.

Um representante de West não respondeu imediatamente a um pedido de comentário, nem a gravadora de West, Universal Music Group (UMG.AS) , que não é parte no processo.

Um advogado da Ultra International, que detém os direitos da música de Jefferson, disse que a empresa não fez comentários e acredita que o processo fala por si.

Jefferson é um pioneiro da house music da cidade natal de West, Chicago. De acordo com o processo, West e seus representantes reconheceram durante conversas com Jefferson que “Flowers” sampleou “Move Your Body”, mas não obteve uma licença.

“O Ocidente defende os direitos dos artistas com uma mão, mas não tem vergonha de tirar os direitos de outro artista com a outra”, diz o processo.

West lançou “Donda 2” em fevereiro exclusivamente por meio de seu Stem Player, um dispositivo portátil que permite aos usuários isolar e recombinar partes de músicas.

A Kano Computing Ltd, uma empresa britânica que desenvolveu o Stem Player com West e também é mencionada no processo, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

O processo diz que “Flowers” é supostamente sobre a ex-esposa de West, Kim Kardashian, cuja petição para terminar o casamento foi aprovada em março.

West já havia resolvido ações judiciais sobre amostras de um cantor húngaro na música de 2013 “New Slaves”; oração de uma criança na música de 2016 “Ultralight Beam”; e um trabalho teatral sobre o activista Marcus Garvey em “Freeee (Ghost Town Pt. 2)”, uma colaboração de 2018 com o rapper Kid Cudi.