Actualidade

Retirada de civis prossegue nesta quarta-feira e defesa aérea ucraniana reduz ataques russos

manuelsumbo
Mar 09, 2022

Um novo cessar-fogo para a retirada de civis da Ucrânia através de corredores humanitários foi prometido pela Rússia nesta quarta-feira. Enquanto isso, o Ministério da Defesa do Reino Unido destacou que a defesa aérea ucraniana está a conseguir reduzir o número de ataques aéreos dos aviões russos.

Apesar do anúncio da Rússia do novo cessar-fogo, com interrupção desde às 9 horas, do horário local desta quarta, as  Forças Armadas ucranianas divulgaram um um comunicado a a afirmar ser difícil confiar no ocupante.

Além da capital, Kiev, os corredores humanitários para pessoas estarão em Chernihiv, Sumy, Kharkiv e Mariupol.

O cessar-fogo ocorre em meio a novas sanções dos Estados Unidos contra a Rússia. O presidente norte-americano, Joe Biden, proibiu importações de petróleo e gás natural da Rússia.

Biden afirmou que a mais nova medida a impor custos à Rússia pela guerra foi tomada após consultar aliados, como países da União Europeia. Entretanto, o presidente disse entender que este movimento pode aumentar o preço dos combustíveis no mundo, incluindo nos Estados Unidos.

Antes de o presidente norte-americano falar, o Reino Unido também anunciou novas medidas e decidiu encerrar até o final do ano a importação de petróleo russo. Os britânicos informaram que vão em busca de alternativas para o abastecimento e que as empresas devem se preparar para este período de transição para que os consumidores não sejam afectados.

Em resposta às sanções anunciadas pelos Estados Unidos, o presidente Vladimir Putin emitiu uma ordem para restringir ou proibir importações e exportações de determinados produtos e matérias-primas da Rússia esse ano, segundo informou a mídia estatal RIA.

A lista desses produtos que serão restritos e/ou proibidos ainda não foi definida pelo governo russo. O decreto sobre medidas econômicas estrangeiras especiais é destinado a garantir a segurança da Rússia.

Fonte: CNN