Reverendo Dinis Eurico diz que sabor da paz depende da visão que se tem da guerra
O presidente da Igreja Evangélica Sinodal de Angola (IESA), reverendo Dinis Marcolino Eurico, considerou hoje, sexta-feira, no Lubango, a paz como um dos mais importantes ganhos da vida política angolana e o sabor dela vale mais pela visão que se tem em relação à guerra.
Fundada por missionários suecos, a IESA é das maiores congregações religiosas no Sul do país, tendo emergido em Caluquembe e hoje tem perto de dois milhões de fiéis espalhados em 115 dos 164 municípios do país, assim como Zâmbia, Namíbia, Botswana, Malawi, Rússia e Inglaterra.
Em entrevista à ANGOP, o pastor Dinis Eurico, sublinhou que a paz é consequência de uma guerra e os angolanos viveram até 2002 e que dilacerou o país e famílias, pelo que o sabor da mesma é o melhor que a população já sentiu.
“Temos que defender e preservar a paz com todas as nossas forças, ela é o ponto comum entre os angolanos e não tem cor partidária”, exortou o pastor, acrescentando que deve-se trabalhar para que esse momento seja revestido de um sentimento que parte do coração das pessoas e se reflicta na harmonia da família e vai para a rua.
Para ele, é vital que não se olhe para a paz como a ausência de hostilidades, porque ela é maior que isso, pois passa também pela presença de saúde, da harmonia, da alegria e do bem-estar das pessoas.
Por outro lado, admitiu que nos 20 anos sem guerra o país cresceu e o Estado investiu em infra-estruturas, mas nos últimos anos assiste-se ao que chamou de situação “degradante” com a vandalização do bem comum.
“Todos nós devemos defender e não vandalizar o que estamos a construir. Algumas pessoas estão a deixar bairros sem energia, os comboios em risco de descarrilar, hospitais sem meios, só não têm a noção que com esses actos estão também auto-prejudicar-se”, expressou.
Deixou igualmente uma mensagem à comunicação social e aos políticos, afirmando que a imprensa deve ajudar a passar uma mensagem de paz e evitar que a eleições sejam transformadas num momento de tensão.