Após incêndio, forças russas tomam controle da usina nuclear na Ucrânia
As tropas russas estão agora no controle da maior usina nuclear da Europa, depois de atacá-la durante a noite.
O bombardeio na usina de Zaporizhzhya nas primeiras horas da desta de sexta-feira incendiou um prédio de treinamento e, embora um dos reatores tenha sido atingido, ele não foi danificado. Autoridades dizem que os níveis de radiação são normais.
A Ucrânia e a Rússia concordaram em estabelecer corredores para os civis deixarem com segurança as zonas de combate. Os corredores incluirão cessar-fogo ao longo do caminho. Suprimentos humanitários podem ser entregues pelos corredores, que eram a principal demanda dos ucranianos antes de uma segunda rodada de negociações na quinta-feira na Bielorrússia.
Os combates intensos continuam nos arredores de Mariupol, uma cidade portuária estratégica no mar de Azov; explosões durante a noite foram ouvidas em Kiev quando os sistemas de defesa aérea da Ucrânia derrubaram mísseis russos, de acordo com o prefeito da cidade; os militares russos dizem que agora controlam o porto de Kherson, no Mar Negro, uma cidade de 280.000 habitantes e a primeira grande cidade ucraniana a cair desde o início da guerra; houve mais bombardeios noturnos na cidade de Chernihiv, no norte, com autoridades a relatar pelo menos 33 civis mortos em um bombardeio russo a uma área residencial.
Fonte: Euronews