Actualidade

Rússia garante que não quer derrubar Governo de Zelenski

manuelsumbo
Mar 09, 2022

A Rússia não planeia uma mudança de regime em Kiev, assegurou esta quarta-feira Maria Zakharova, em representação do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

Em conferência de imprensa, a partir de Moscovo, Maria Zakharova disse ainda que o Kremlin esperar que a nova ronda de negociações dê mais passos nesse sentido e que “o seu objetivo é que a Ucrânia tenha um estatuto neutro”.

Afirmou ainda que cerca de 140.000 ucranianos fugiram para a Rússia.

Relativamente à invasão russa, que Moscovo continua a dizer tratar-se de uma “operação militar especial”, Zakharova garante que continua a desenvolver-se “estritamente de acordo com o plano”, plano esse que, assegura ainda, não é derrubar o governo de Kyiv.

Na mesma conferência, disse que Ministro da Defesa dos EUA está a orquestrar laboratório biológico na Ucrânia e exigiu que os norte-americanos revelem os detalhes sobre o alegado laboratório biológico.

A presença de laboratórios biológicos na Ucrânia sob a liderança norte-americana “muda completamente o papel de Washington” no conflito e “constitui um instrumento de ameaça direta à Rússia”, disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiro russo, Maria Zakharova.