Actualidade

Rússia levanta mais controlos de divisas para bancos de países “hostis”

armandomaquengo
Jul 21, 2022

O BCR indicou que vai permitir que bancos não residentes de países hostis realizem transacções no mercado de divisas russo para a compra e venda de uma moeda estrangeira em troca de outra, noticiou Mercado.

O Banco Central da Rússia (BCR) levantou mais restrições ao controlo monetário, permitindo que bancos de países considerados “hostis”, incluindo todos os da União Europeia (UE) e os Estados Unidos, voltem a comprar e vender divisas no mercado russo.

Em comunicado, o BCR indicou que vai permitir que “bancos não residentes de países hostis realizem transacções no mercado de divisas russo para a compra e venda de uma moeda estrangeira em troca de outra (…)”.

Na opinião da entidade, esta medida vai ajudar os bancos russos a atender melhor a procura de empresas e cidadãos por uma determinada moeda estrangeira.

Até agora, para todos os não residentes de países hostis, era proibida a compra e venda de moeda estrangeira, tanto para rublos como para outras moedas estrangeiras.

Para transacções em rublos, bem como para não residentes que não são bancos, essa proibição é mantida, esclareceu o BCR.

O BCR abrandou de forma gradual os controlos cambiais impostos após o início da operação militar russa na Ucrânia em 24 de Fevereiro.

A instituição governada por Elvira Nabiullina também cancelou o limite de 30% dos pagamentos antecipados de contratos com fornecedores estrangeiros que vigorava desde Abril.