Rússia usa “Porquinha Peppa” para retaliar contra as sanções dos Países ocidentais
Trata-se de uma decisão judicial insólita que terá sido directamente influenciada pela invasão à Ucrânia.
Aparentemente, a Rússia está a usar os desenhos animados “Porquinha Peppa” como retaliação às sanções impostas pelo ocidente após a invasão à Ucrânia que começou a 24 de fevereiro. Em setembro, a Entertainment One, empresa britânica responsável pela série de animação, processou um empresário russo que tinha criado a sua versão destas personagens.
A empresa exigiu que o homem, Ivan Kozhevnikov, pagasse 40 mil rublos como compensação por ter quebrado os direitos de autor. Agora, um tribunal russo arquivou o processo e o juiz responsável mencionou no caso que “as acções pouco amigáveis dos EUA e de países estrangeiros aliados”, referindo-se às sanções, tinham contribuído directamente para a decisão.
A conclusão do justiça da Rússia chega, também, alguns meses depois de o primeiro-ministro britânico Boris Johnson ter revelado publicamente que é fã destes desenhos animados. Esta decisão, segundo a imprensa britânica, abre a porta a mais violações de direitos de autor e de patentes por parte de empresas russas em relação a produtos culturais e outros oriundos dos países ocidentais. Em Angola, “Porquinha Peppa” é transmitida no Canal Panda.
Fonte: Nit