Saúde Pública encoraja jovens para acções voluntárias nas comunidades
Os jovens foram, mais uma vez, chamados para participarem de forma voluntária nas acções de melhoria das condições de vida nas comunidades. O apelo foi feito, ontem, em Luanda, pelo secretário de Estado para a Área Hospitalar.
Leonardo Inocêncio, que falava no acto de apresentação do Plano Integrado de Voluntariado Juvenil para a Promoção da Saúde Pública, exortou aos jovens para que se unam no combate às grandes endemias, com realce para a malária, HIV/Sida e tuberculose.
O secretário de Estado salientou que a redução da mortalidade materno-infantil, combate às grandes endemias e a melhoria da informação e investigação em saúde devem merecer a participação de todos, principalmente dos jovens.
Este programa, disse, enquadra-se no alinhamento da JMPLA, com vista a responder aos grandes desafios do Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário do Ministério da Saúde 2022-2025.
Por isso, Leonardo Inocêncio saudou as iniciativas juvenis baseadas em campanhas de limpeza, doação de sangue e de bens alimentares e roupas usadas.
O segundo secretário do Comité Nacional da JMPLA, Santiago Primeiro, disse que o referido plano é o firme compromisso da organização juvenil do MPLA, no quadro do partido para dar solução aos diversos problemas que afectam o país.
Por isso, Santiago Primeiro anunciou que as brigadas voluntárias começam já a trabalhar em todo o país, a partir da próxima semana.
“O objectivo do plano é desenvolver na comunidade comportamentos que se baseiam na prevenção e promoção da saúde, através da formação educação e comunicação, visando o bem-estar sanitário das comunidades”, explicou.
Disse que a organização vai, igualmente, mobilizar e fortalecer a capacidade da participação dos jovens no reforço da melhoria do desempenho dos órgãos públicos, privados e do terceiro sector sobre a protecção social ao nível local.