Sector da Justiça em Malanje reforçado com novos Advogados
A Ordem dos Advogados de Angola (OAA), em Malanje conta desde quinta-feira (31), com três novos advogados que concluíram os respectivos estágios profissionais de três anos e reforçam assim o leque de juristas na província.
Trata-se de Marques Inzuzi Quintal, Domingas Canda e Joaquim Lucunga, que receberam as cédulas profissionais, que os habilita ao exercício da advocacia.
No acto de entrega das cédulas, o Delegado da OAA em Malanje, Marcos Gabriel ressaltou a permanente luta que os quadros ora outorgados têm pela frente na defesa da justiça e liberdade dos cidadãos, contribuindo na construção de uma sociedade mais solidária e una.
“O advogado deve pugnar pela independência e isenção, pois, no exercício da profissão e fora dela deve se considerar um servidor da justiça e do direito, mostrando-se digno da honra e da responsabilidade que lhe é inerente”, frisou.
Por outro lado, Marcos Gabriel anunciou a criação este ano do Conselho Provincial da Ordem dos Advogados de Angola, um órgão cujas competências transcendem as da actual Ordem, com vista a fazer face a defesa dos cidadãos.
Entretanto, apelou aos cidadãos a evitar a justiça por mãos próprias, recorrendo sempre à OAA na província, em caso de injustiça.
Por sua vez, a Sub-Procuradora Geral da República em exercício de Malanje, Olívia Pedro exortou aos advogados ora enquadrados, a pautar pela observância do rigor, sabedoria, persistência, dedicação, cumprimento escrupuloso das normas, responsabilidade, ética e deontologia profissional, no exercício da advocacia.
Actualmente a Ordem dos Advogados de Angola em Malanje conta com 15 associados efectivos e 25 em estágio.