Sector de saúde do Uíge é reforçado com sessenta enfermeiros
Sessenta técnicos de enfermagem geral, admitidos no último concurso público da saúde (2019), reforçam, a partir de hoje, a rede sanitária do município do Uíge.
Com a inserção de novos quadros, o município do Uíge passa a contar com 327 enfermeiros, 33 médicos, 80 operadores de apoio hospitalar e 59 técnicos administrativos.
Em declarações à Angop, o director municipal da saúde do Uíge, Lukobo Wutawako, disse que os novos técnicos de saúde vão trabalhar na maternidade municipal, no Centro de Saúde do Catapa e nos hospitais dos bairros Quilala e Candombe Velho.
Em função disso, o responsável antevê melhoria nas consultas pré-natais, sobretudo nas localidades do Catambi, Camancoco, Casseche, entre outras comunidades deste município.
Apesar do reforço, disse serem necessários mais de 120 especialistas em saúde reprodutiva, anestesia, pediatria e análises clínicas, para dar cobertura aos 34 postos de saúde, instalados em várias comunidades desta municipalidade.
O município do Uíge possui 51 unidades de saúde, sendo 34 postos, oito centros maternos infantis, seis centros e três hospitais.