Cultura

Semba pode ser elevado a patrimônio imaterial 

manuelsumbo
Fev 08, 2022

O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente pretende, ainda este ano, concretizar o desejo.

Dados avançados pela directora do Instituto Nacional do Património Cultural, Cecília Gourgel, tudo está apenas pendente do término de um processo criterioso a ser levado a cabo pelo ministério de tutela.

Cecília Gourgel garante que o seu departamento ministerial está engajado em entregar o dossier à apreciação derradeira. Porém, pondera que, no caso de haver mais questões a serem avaliadas, a elevação poderá ser adiada para uma data oportuna a ser indicada.

“Como habitualmente o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente declara os bens na lista a Património Nacional na data de 18 de Abril, Dia Mundial dos Monumentos e Sítios, vamos ver se até aí conseguimos ter o consenso e a consequente homologação do documento pelo ministro da Cultura Turismo e Ambiente, Filipe Zau. Se não conseguirmos, vamos fazer mais actividades e o que for necessário para que, se não declararmos até ao final do ano, podemos então declarar no próximo ano”, disse Cecília Gourgel.

Já Manuel Gonçalves, director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos de Luanda, considerou ser urgente encontrar caminhos que levem o semba a Património Cultural Imaterial de Angola, tarefa que imputa a Luanda uma grande responsabilidade em procurar incentivar e massificar os passos de todo o processo.

“Independentemente das divergências e diferenças nas reflexões ao se abordar o assunto, é importante sermos nós mesmos, visando o princípio de que é preciso classificar com aquilo que é possível fazer. Portanto, os estudos posteriores poderão  enriquecer ainda mais todo o trabalho”, disse.

Fonte: Jornal de Angola