Sobe para 15 o número de mortes do ciclone “Gombe”
O fenómeno climático que se abateu sobre Moçambique tendo como ponto de entrada Mogincual, fez mais três mortos, todos na província de Nampula. Onze pessoas morreram por desabamento de casas, três por queda de árvores e uma electrocutada.
Segundo dados citados pela TV Miramar, contabilizam-se ainda 50 feridos e mais de 100 mil pessoas afectadas, sendo maior parte em Nampula e pouco mais de 600 na Zambézia.
Em termos de infraestruturas destruídas pelo ciclone “Gombe”: contabilizam-se cerca de 10 mil casas parcialmente destruídas; mais de 11 mil totalmente destruídas; 16 unidades sanitárias destruídas; mais de 345 salas de aulas destruídas; 113 escolas afectadas; cinco estradas afectadas; duas pontes destruídas; 141 postes de energia derrubados; e 16 embarcações danificadas.
Para assistir as pessoas afectadas em Nampula, o Instituto de Gestão de Redução de Riscos de Desastres (INGD) criou 25 centros de trânsito. Na Zambézia existem actualmente mais de 600 pessoas deslocadas e uma desaparecida.