Actualidade

Sobe para 48 o número de mortos em dois atentados na Somália

joaquimjose
Mar 24, 2022

O número de mortos em dois atentados no centro da Somália que resultou na morte de um candidato às eleições parlamentares subiu para 48, disse um líder regional nesta quinta-feira, (24).

 

Segundo o presidente do Estado de Hirshabelle, Ali Gudlawe Hussein, em comunicado divulgado no Facebook disse que “As duas explosões mataram 48 pessoas, incluindo comerciantes, clérigos, funcionários e civis, e feriram outras 108.”

Acrescenta que “O primeiro homem-bomba teve como alvo a legisladora Amina e aqueles que estavam com ela. E quando as vítimas foram levadas para o hospital, um carro-bomba teve como alvo eles.”

O grupo militante Al Shabaab, ligado à Al Qaeda, disse estar por trás dos atentados.

A Somália está realizando eleições parlamentares em um processo indirecto que envolve anciãos do clã escolhendo os 275 membros da câmara baixa, que então escolhem um novo presidente em uma data ainda a ser fixada.

Em um comunicado na noite de quarta-feira, o primeiro-ministro Mohamed Hussein Roble disse que os assassinatos de quarta-feira visavam atrapalhar as eleições.

Dados da comissão eleitoral mostram que a eleição de 246 parlamentares foi concluída até agora, antes do prazo de 15 de abril.