Economia

Sonangol e OPAIA iniciam construção da fábrica de fertilizantes do Soyo orçado em 1,9 milhões de dólares

manuelsumbo
Jun 29, 2022

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, lançou esta terça-feira (28) a primeira pedra para a construção do Complexo Industrial de Fertilizantes do Soyo, numa joint-venture entre a Sonangol E.P. e a OPAIA S.A., orçado em 1,9 milhões de dólares.

Imagem: Joaquim José

O Complexo Industrial de Fertilizantes do Soyo, projectado para gerar 4.700 postos de trabalho nas fases de construção e produção, irá garantir, na totalidade, o suprimento das necessidades da agropecuária nacional, o excedente, será exportado para a região e para o mundo, contribuindo na estabilidade da produção e economia internacional.

A ureia a ser produzida, é um fertilizante mineral que se apresentará na forma de grânulos brancos com 46% de nitrogênio, fórmula que confere o estatuto de fertilizante mais utilizado na agricultura mundial pois favorece o crescimento vigoroso das culturas e permite colheitas em ciclos mais curtos o que irá reforçar a alimentação da população mundial em crescimento exponencial.

O acto do lançamento da primeira pedra, que foi presidido pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e assistido, entre outros pelo Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges e o Embaixador da Itália Cristiano Gallo, compreendeu as intervenções de boas-vindas do governador da província do Zaire, Pedro Makita Armando Júlia, dos presidentes dos Conselhos de Administração da OPAIA SA, Agostinho Kapaia e da Sonangol E.P, Sebastião Gaspar Martins.