Actualidade

TAAG retoma viagens para Uíge 20 anos depois

manuelsumbo
Mai 02, 2022

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola vai voltar a operar na rota Luanda-Uíge-Luanda, esta segunda-feira (dia 2), depois de mais de 20 anos.

Segundo apurou a ANGOP, a ligação entre as duas províncias será assegurada pela aeronave Dash8-400.

Para manter a operacionalização dos serviços nesse trajecto, a companhia de bandeira nacional vai operar com duas frequências semanais (segunda e sexta-feira), das 7h da manhã (partida) com chegada as 7h45 e o seu retorno as 8h30 e chegada as 9h 15 minutos.

Para este destino, os bilhetes, nesta fase embrionária, estão a ser comercializados ao preço promocional de 9.500 kwanzas.

Com esta ligação, a província do Uíge torna-se na 14ª rota doméstica da transportadora aérea nacional, depois das províncias do Huambo, Huíla, Cabinda, Benguela, Bié, Lunda Sul e Lunda Norte, Moxico, Cuando Cubango, Cunene, Namibe, Zaire.

Apesar de existir desde 1951, o Aeroporto do Uíge foi reinaugurado em 2014 e baptizado de Manuel Quarta Mpunza, uma  homenageia a este enfermeiro, ex-guerrilheiro, político e diplomata angolano, que ocupou os mais altos postos políticos desta província.

Localizado no centro da cidade do Uíge, capital da província, a referida unidade aeroportuária possuí uma pista de 2.000 metros de comprimento e 17 metros de largura, com uma faixa de 65 metros e uma unidade de 213 pés.

Angop