Politica

Tchizé acusa Espanha de cumplicidade na humilhação internacional do pai

manuelsumbo
Ago 22, 2022

Tchizé dos Santos, uma das filhas do antigo presidente angolano, José Eduardo dos Santos acusou a Espanha de ser cúmplice na humilhação internacional ao entregar o corpo do pai à viúva, Ana Paula dos Santos, separada há cinco anos, contra a vontade da maioria dos seus filhos.

Numa publicação partilhada na sua conta na rede social Instagram, Tchizé dos Santos defendeu que a Espanha está a ser cúmplice na humilhação internacional de um dos maiores heróis africanos, José Eduardo dos Santos. ‘Que verguenza’ [que vergonha]… que tristeza…”.

“As instituições do vosso país entregaram o cadáver de um dos maiores heróis africanos à sua ex-mulher separada há 5 anos, contra a vontade da maioria dos seus filhos, para ser levado de Espanha e ir ser humilhado pela ditadura de Angola que o perseguiu até à morte”, escreveu Tchizé dos Santos, dirigindo-se ao primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, e ao presidente do Partido Popular, Alberto Núñez Feijóo.

O corpo de José Eduardo dos Santos foi entregue, por decisão de um tribunal espanhol, à viúva, Ana Paula dos Santos, mãe de três dos oito filhos do antigo Presidente angolano, contra a vontade dos outros cinco filhos (Isabel dos Santos, Tchizé dos Santos, Corean Du, Joess Avelino e Filomeno dos Santos, conhecido como Zenu), que não foram avisados da trasladação.

“A Nós, os seus filhos não nos foi dado o direito a um último adeus. Isso respeita os direitos humanos Presidente Pedro Sánchez? It’s é uma vergonha para a justiça espanhola e para o governo de Espanha. Família em primeiro lugar. Um estado que não respeita isso é humano? Um juiz de um tribunal penal espanhol decidir temas de família e entregar um cadáver de um líder de tamanha importância como José Eduardo dos Santos está correcto? Respeita o que estabelece o ordenamento jurídico espanhol?”, questiona Tchizé dos Santos.

O texto acompanha uma série de fotografias dos filhos mais velhos de José Eduardo dos Santos, a primeira das quais, onde surgem Isabel, Corean Du e Joess Avelino, foi também partilhada por Isabel dos Santos nas redes sociais.

A acompanhar a imagem, Isabel dos Santos escreveu: “Somos teus filhos… nós te amamos e cuidamos de ti em vida , fomos a tua companhia, em quem tu confiaste SEMPRE! … teus inimigos não te deixam ter descanso!! Nosso Pai .. José Eduardo Dos Santos…. !!”.