Actualidade

Teixeira Cândido reitera reorientação da postura deontológica de Jornalistas

joaquimjose
Jun 15, 2022

O secretário-geral do Sindicato de Jornalistas Angolanos (SJA), Teixeira Cândido, reiterou, na terça-feira, no Lubango, província da Huíla, a necessidade de a classe reorientar a sua postura deontológica, a exercer um jornalismo isento e plural, sita à Angop.

Teixeira Cândido realçou que pondo em prática esses princípios, no final de tudo, os jornalistas não serão responsabilizados por qualquer vitória ou qualquer derrota, deste ou daquele partido.

Por serem estes que recebem a mensagem dos principais actores, que são os partidos, políticos e os seus cabeças de lista, prosseguiu a sua função é levar essa mensagem aos eleitores e vive-versa.

“Temos um compromisso deontológico do qual não nos podemos esquecer e no período eleitoral, para o nosso contexto, essa questão da deontologia é reiterada”, disse.

Durante dois dias, vai igualmente abordar, a Deontologia profissional e a qualidade do Jornalismo e o Sistema Eleitoral e a Transformação de votos em mandatos, numa realização do SJA, em parceria com a embaixada de americana.

O responsável falava à ANGOP, a margem do primeiro dia, do Workshop sobre Jornalismo online e Cobertura Eleitoral, dirigido a profissionais da Huíla.