Actualidade

Terremoto no Afeganistão deixa pelo menos 1.000 mortos

manuelsumbo
Jun 22, 2022

Pelo menos 1.000 pessoas morreram depois que um forte terremoto atingiu o Afeganistão.

De acordo com autoridades, mais de 600 pessoas também ficaram feridas em partes remotas do sul do país, pois os enormes tremores do terremoto de magnitude 6,1 esmagaram pessoas em suas casas.

O terremoto – o mais mortal no Afeganistão em duas décadas – ocorreu a cerca de 44 quilômetros da cidade de Khost, perto da fronteira com o Paquistão, a uma profundidade de 51 quilômetros nesta quarta-feira, informou o Serviço Geológico dos EUA.

O tremor foi sentido a mais de 500 quilômetros de distância por cerca de 119 milhões de pessoas no Paquistão, Afeganistão e Índia.

A maioria das mortes confirmadas ocorreu na província oriental de Paktika, onde 255 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas.

Outras 25 pessoas foram mortas em Khost e cinco na província de Nangarhar.

Mas o número de vítimas certamente poderá aumentar muito mais nas próximas horas, à medida que as equipas de resgate lutam para chegar às áreas rurais devastadas.

O funcionário do Ministério do Interior, Salahuddin Ayubi, disse que helicópteros foram mobilizados no esforço de resgate para alcançar os feridos e levar suprimentos médicos e alimentos.