Actualidade

Três líderes da UE visitam Kiev para mostrar apoio à Ucrânia

manuelsumbo
Mar 15, 2022

Os três primeiros-ministros europeus viajaram para Kiev, esta terça-feira, os primeiros líderes estrangeiros a visitar a capital ucraniana desde que a Rússia iniciou a sua invasão, num símbolo marcante do sucesso da Ucrânia até agora, ao evitar o ataque da Rússia.

O primeiro-ministro checo Petr Fiala e o polaco Mateusz Morawiecki anunciaram os planos para a visita, dizendo que eles e a eslovena Janez Jansa iriam encontrar-se com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy. O escritório de Zelenskiy confirmou os planos.

“O objetivo da visita é confirmar o apoio inequívoco de toda a União Europeia à soberania e independência da Ucrânia”, disse Fiala, acrescentando que os três líderes apresentariam um amplo pacote de apoio à Ucrânia.

O assessor de Morawiecki, Michal Dwoczyk, disse aos jornalistas que a delegação tinha atravessado a fronteira polaco-ucraniana e dirigia-se para Kiev de comboio, no que o líder polaco disse ser uma missão histórica.

“É nosso dever estar onde a história é forjada. Porque não é sobre nós, mas sobre o futuro dos nossos filhos que merecem viver num mundo livre da tirania”, disse Morawiecki.

Os três líderes chegam a uma cidade que ainda está sob bombardeamento, onde cerca de metade dos 3,4 milhões de habitantes fugiu e muitos passam noites a abrigar-se em estações de metro.