Ucranianos respondem a apelo e fazem fila para doar sangue em Kharkiv
Especialistas dizem que a última vez que tinham assistido a esta escala massiva de doações tinha sido em 2014, durante o conflito no Donbass.
Depois de o presidente Volodymyr Zelensky ter lançado um apelo para que ucranianos doassem sangue, de modo a ajudar os soldados feridos devido invasão russa ao país, que teve início esta madrugada, a população de Kharkiv começou a fazer longas filas à porta de um dos bancos de sangue da cidade.
Emily Upton, jornalista da SkyNews, revelou, no Twitter, que os especialistas disseram que a última vez que tinham assistido a esta escala massiva de doações tinha sido em 2014, durante o conflito no Donbass.
Recorde-se que o presidente da Ucrânia fez, esta manhã, um discurso à nação, onde apelou a que qualquer pessoa com experiência militar se junte à defesa. Garantiu que o governo vai fornecer armas à população e pediu para os cidadãos fazerem doações de sangue, uma vez que há já soldados feridos nos hospitais.
Zelensky, anunciou ainda o corte das relações diplomáticas a Rússia: “Cortámos os laços diplomáticos com a Rússia”, lembrando que a relação entre Kiev e Moscovo foi mantida mesmo depois de a Rússia ter anexado a península da Crimeia, em 2014.
Veja, em baixo, as imagens reveladas por Emily Upton no Twitter.