Desporto

Uíge coloca duas equipas no próximo girabola

manuelsumbo
Mai 11, 2022

40 anos depois, a província do Uíge vai contar na próxima temporada com duas equipas no principal campeonato nacional de futebol.

Trata-se das equipas do Santa Rita de Cássia e do ASK Dragão, primeiro e segundo classificados da Série A do Zonal de Apuramento ao girabola. Os “católicos” regressam à I Divisão, fruto da excelente campanha na segundona, em que terminaram sem qualquer derrota.

Já os azuis e brancos vão fazer a estreia na competição, devido a desqualificação das equipas do Malanje Sport Clube e da Baixa de Cassanje pela Federação Angolana de Futebol (FAF), por irregularidades, no jogo da décima e última jornada da Série A do Zonal de Apuramento, que terminou com vitória da equipa de casa (Malanje Sport) por 21-0. Assim, na qualidade de segundo classificado do grupo, o ASK Dragão ascendeu automaticamente à primeira divisão.

A ascensão do Santa Rita de Cássia e do ASK Dragão marca uma nova etapa no futebol uigense, sob liderança de Augusto Neves António, que por altura da reeleição ao cargo de presidente de direcção da APF Uíge, prometeu trabalhar para colocar duas equipas no girabola no segundo mandato, o que aconteceu, quebrando, deste modo, um jejum de 40 anos, pois a região teve em 1981, pela última vez, duas equipas na primeira divisão.

Futebol Clube, Construtores, Fabril, União Sport Clube, Santa Rita de Cássia e ASK Dragão são as formações que levaram a região à fina flor do futebol nacional.

 

Fonte: JA