Cultura

UNAC-SA anuncia uso obrigatório da carteira profissional do artista

joaquimjose
Mar 15, 2022

O secretário-geral da União Nacional dos Artistas e Compositores- Sociedades de Autores (UNAC-SA), Eliseu Major, anunciou, em Luanda, a obrigatoriedade do uso da carteira profissional do artista, para este ano, no exercício da actividade.

Falando à imprensa, à margem da conferência de imprensa de apresentação da peça de teatro “Belas e Perigosas”, Eliseu Major disse que a medida surge para regular o mercado e a profissão, de modo a dar maior dignidade aos artistas, impedindo que alguém se apresente em palco sem estar devidamente autorizado.

Para tal, vão reunir nos próximos dias para que seja aprovado um novo modelo de carteira, para que nos próximos tempos e de forma oficial regular o mercado.

Explicou que, com a medida, quem não exerce a actividade artística como primeira profissão, poderá ser semi-amador, semiprofissional ou amador.

Com a sua entrada em vigor da carteira, os criadores de arte terão a liberdade fazer contratos com diferentes instituições culturais, se inscrever na Segurança Social, entre outros benefícios.

Eliseu Major lembrou terem reformulado, em Dezembro de 2021, o regulamento da carteira profissional do artista produzida em 2012, por ser apenas uma emanação da UNAC.

No novo modelo, foi agregado a União dos Escritores Angolanos e União Nacional dos Artistas Plásticos e outros profissionais que compõem as artes.
Adiantou que irão ainda fazer com que a indústria criativa tenha uma actividade digna de registo e ultrapassar certos preconceitos que a classe sofre.

Segundo Eliseu Major, actualmente congregam cinco mil e 500 membros, a maioria dos quais não paga as cotas. Para resolver a situação, com a entrada da nova direcção em 2019, os artistas estavam isentos de qualquer pagamento no mesmo ano.

Fonte: Jornal de Angola