Actualidade

União Europeia aplica novo pacote pesado de sanções a Moscovo

manuelsumbo
Mai 31, 2022

Após várias horas de conversa, os líderes da UE concordaram em banir a grande maioria do petróleo russo do mercado do bloco até o final do ano.

O embargo está definido para atingir todas as importações marítimas – barris de petróleo bruto e produtos petrolíferos refinados – excluindo suprimentos de oleodutos.

O avanço foi anunciado nesta segunda-feira por Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, pouco antes da meia-noite do primeiro dia de uma cúpula extraordinária em Bruxelas.

“Sabemos que precisávamos de algumas semanas antes de podermos tomar tal decisão, mas enviamos um sinal muito forte hoje”, disse Michel.

“E acho que, mais do que nunca, é importante mostrar que somos capazes de ser fortes, somos capazes de ser firmes e somos capazes de ser duros para defender nossos valores e defender nossos interesses.”

A medida faz parte do sexto pacote de sanções da UE em retaliação à invasão da Ucrânia pela Rússia.

A sanção também inclui a expulsão do Sberbank, o maior banco da Rússia, do sistema SWIFT e a lista negra de indivíduos envolvidos em supostos crimes de guerra cometidos na Ucrânia, bem como o chefe da Igreja Ortodoxa Russa, Patriarca Kirill.

As sanções da UE exigem o voto unânime de todos os 27 estados membros.

Após várias jornadas de negociações intensas e malsucedidas, um compromisso de última hora foi alcançado para poupar todas as importações de petróleo provenientes de oleodutos.