União Europeia financia produção de mel e cogumelos na Huíla
Os municípios da Chibia, Humpata e Gambos são as principais beneficiadas.
A União Europeia (EU) começou este mês a financiar, na província da Huíla, um programa de fomento da apicultura e produção de cogumelos em larga escala, nos municípios da Chibia, Humpata e Gambos.
Ao todo, cinco mil e 381 pessoas serão envolvidas na acção orçada em um milhão, 332 mil e 852 Euros, 90 por cento dos quais financiados pela UE, através Instituto Camões no âmbito do Programa de Fortalecimento da Resiliência da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN), cujo executor é a “ADRA”, que assume dez por cento do montante.
O objectivo é fortalecer a capacidade económica e nutritiva das famílias e a execução do mesmo será monitorizado pelo ISCED do Lubango, Instituto Politécnico Tundavala (Huíla) e Faculdade de Ciências Agrárias do Huambo.
Em declarações hoje, sexta-feira, à ANGOP, o coordenador do projecto, denominado Ehole, Anivaldo Pena, disse que a produção de cogumelos e do mel é apenas uma componente do programa e está focada em melhorar a vida nas comunidades agro-pastorís.
Segundo ele, integra ainda a investigação rural para extensão nos domínios da apicultura e produção de cogumelos, através do cultivo “in viltro” em laboratório, para depois criarem-se as condições de estufa com material local, para alavancar a produção.
“O cogumelo é um produto que já existe, mas só explorado em períodos de chuva, o que se quer é fazer com que a produção seja regular e programada”, disse.
O projecto faz parte dos objectivos de sectores prioritários do Convite 4 do Instituto Camões, no âmbito do “FRESAN”, uma contribuição para a materialização do reforço da resiliência da agricultura familiar em tempo de seca, com foco no desenvolvimento de iniciativas de recuperação, conservação e uso sustentável dos pastos e dos solos.
Fonte: Angop