Politica

Líder da UNITA contesta o número de mandatos anunciado

manuelsumbo
Ago 29, 2022

Em declarações à RTP, Adalberto Costa Júnior, líder do maior partido da oposição (UNITA) desafia a Comissão Nacional Eleitoral a rever os resultados finais das eleições presidências, realizadas na passada quarta-feira.

Parece ser uma inversão no discurso da UNITA após um longo encontro com o Marcelo Rebelo de Sousa em Luanda.

Adalberto Costa Júnior explica que o partido contesta o número de mandatos apurados pela CNE e não a derrota nas eleições do país.

“Nós não estamos a dizer que não reconhecemos derrota, nós não reconhecemos os resultados provisórios que CNE pós cá fora” informou.

Adalberto Costa Júnior avançou ainda que tem provas por actas assinadas de que os resultados apurados confere-lhes mais mandatos.

O líder da UNITA insiste que as actas eleitorais revelam número de mandatos por partido acima do anunciado e confia numa revisão dos resultados apurados pela CNE.

“A CNE não pode desvincular-se daquilo que ela própria produziu, porque as actas que temos, são actas assinadas por toda gente. São documentos formais, não da UNITA, da comissão eleitoral. Assim não é possível em circunstância alguma a CNE refutar-se a assumir o resultado do voto”.

Os resultados provisórios apontam vitória do MPLA com uma maioria absoluta de 124 deputados.

Mas a UNITA, o segundo partido mais votado continua a reclamar um número superior aos 90 mandatos apurados pela CNE.