Politica

UNITA insta executivo à reinserção social condigna e atribuir pensões de reforma aos ex-militares

armandomaquengo
Jan 28, 2022

A UNITA, maior partido da oposição angolana, recorda hoje a histórica data das gloriosas (ex-)FALA, em homenagem ao 24 de Janeiro de 1974, quando o primeiro Chefe do Estado Maior General, Comandante Samuel Piedoso Chingunji, mais conhecido por Kapessi Kafundanga perdeu a vida, convicto na justeza da causa do ideário do projecto de Muangai por uma Angola totalmente libertada.

Por: Armando Maquengo

De acordo com uma declaração alusiva à data, este ano de 2022, o 24 de Janeiro reveste-se de transcendental significado, pela tristemente célebre coincidência de há um ano nessa mesma data, 24 de Janeiro, ter perecido o consagrado General dos generais, Demóstenes Amós Chilingutila, que também já foi Chefe do Estado Maior Geral das ex-FALA.

Em homenagem aos ex-combatentes das gloriosas Forças Armadas Patrióticas e Revolucionárias de Libertação de Angola FALA, que deram a sua vida em defesa da paz e do Estado Democrático de Direito, o Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA, rende uma singela homenagem à todos os heróis tombados na referida caminhada honrosa.

Ao recordar o dia das ex- Forças Armadas Patrióticas e Revolucionárias  de Libertação de Angola, o Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA solidariza-se com todos os ex militares das FALA, ainda em vida que, sem regatear esforços, deram o melhor de si na luta pela independência e pela democratização do País, muitos suportando deficiências físicas por terem perdido parte dos membros de seu organismo.

“À todos, a pátria agradece e reconhece o sacrifício consentido e não os desmerecerá nunca”, avançou a UNITA.

Este partido ressalta que o 24 de Janeiro de 2022 comemora-se, também, num momento particularmente decisivo mas promissor para o País e para a UNITA porque, Angola caminha para, em Agosto, através do voto popular, efectivar a tão esperada alternância do poder.

Assim, o Secretariado Executivo do Comité Petmanente da Comissão Política da UNITA apela, por isso, aos ex-militares e a todos os cidadãos para aderir em massa os BUAP’s e actualizarem o seu registo eleitoral oficioso com vista a materialização da alternância democrática em Agosto de 2022.

“Cada angolano com idade eleitoral deve possuir o cartão que o possibilita em Agosto exercer o seu direito de voto para que se possa implantar em Angola um governo inclusivo e participativo capaz de trazer a felicidade aos seus filhos”, enfatizou.

O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA, insta o executivo angolano a cumprir com as suas responsabilidades para a reinserção social condigna e a atribuição das pensões de reforma a todos os ex-militares das FALA, FAPLA, ELNA e FAC.

Por outra, a UNITA observou que o país enfrenta o desafio do combate contra um inimigo invisível, a covid-19 que através das suas várias variantes tem deixado um rasto de mortes, pelo que o seu Secretariado Executivo do
Comité permanente, exorta aos angolanos para o reforço e
cumprimento das medidas de biossegurança, bem como a aderirem as campanhas de vacinação para evitar o contágio dessa terrível doença.