UNITA reitera compromisso com a paz e reconciliação nacional
Os deputados da UNITA sublinharam o compromisso do partido “em continuar firme na defesa da consolidação da paz, da reconciliação nacional e na edificação do Estado Democrático e de Direito”, apelando todos os cidadãos a efectuarem o registo eleitoral oficioso.
A informação, segundo noticiou o Jornal de Angola, consta no comunicado final das X Jornadas Parlamentares da sua bancada, que decorreu na cidade do Cuito de 9 a 11 deste mês. “Todos os cidadãos, em idade eleitoral, devem actualizar o registo para estarem habilitados a exercer o direito de voto nas eleições gerais do próximo mês de Agosto”, lê-se.
Neste aspecto, reconhecem porém a organização dos balcões, mas apelam ao Executivo a ultrapassar os constrangimentos técnicos que dificultam a eficácia do processo, com o risco de ficar de fora milhares de cidadãos, tendo em conta a data final.
Os deputados da UNITA apelam ao Tribunal de Contas a proceder a publicação dos resultados das auditorias às contas do Estado, não apenas como exercício de transparência, mas para que se possa aferir as consequências, sobretudo em termos de disciplina orçamental.
O grupo parlamentar da UNITA sugere à Assembleia Nacional para que, no âmbito da função de fiscalização da execução do Orçamento Geral do Estado, os deputados possam contar com uma unidade técnica de apoio orçamental. A UNITA assinalou, ontem, o seu 56º aniversário.